BEM VINDOS!!

SEJA BEM VINDO AO BLOG BRINCAR LETRANDO!!!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

AGRESSIVIDADE E INDISCIPLINA

Agressividade

Todos os seres humanos ( e inclusive os animais) trazem consigo um impulso agressivo. A agressividade é um comportamento emocional que faz parte da afetividade de todas as pessoas, Portanto é algo natural.

No entanto, a maneira de reagir frente a agressividade varia de sociedade/cultura, pois cada um tem suas leis, seus valores e suas crenças (algumas por sinal muito violenta). Alguns comportamentos agressivos são tolerados outros proibidos.

Para entender a agressividade, é necessário olhar um pouco para o desenvolvimento da criança e como ela aprende a se comportar agressivamente. Por volta dos três ou quatro anos, é bastante comum as crianças apresentarem condutas agressivas em relação ao adulto e com as outras crianças, como morder, bater, chutar, etc.

Nesta fase, diz-se que a agressividade é essencialmente manipulativa, isto é, a criança agride os outros para alcançar determinados fins, como por exemplo, ganhar um brinquedo ou defender-se. Ouvimos relatos comuns de pais que já levaram tapas de seus filhos que querem lhe chamar a atenção. Essa conduta é a forma que a criança encontra de controlar o ambiente, ou seja, é a forma mais eficaz de satisfazer sua necessidade.

Evidentemente que a agressividade não desaparece com completo com o passar do tempo. O que ocorre é que a criança aprende com os adultos que existem outras formas de se defender e obter aquilo que deseja. Quando os responsáveis por sua educação ensinam que não é necessário tomar a força , mas que é possível pedir para brincar com eles ou chegar a um acordo de como dividi-los eles estão ensinando as crianças estratégias sociais que podem substituir a condutas agressivas. Se esse tipo de atitude se mostra eficaz gradualmente a criança aprende a negociar e, se o ambiente escolar ou familiar valoriza essa atitude, aos poucos, a conduta agressiva passa a ser menos frequente que outras firmas adotadas para controlar o ambiente. Isso nos mostra que a agressividade não é algo próprio da “natureza” das crianças. È um tipo de comportamento que tem uma função no desenvolvimento delas e, assim como é apreendido ( um comportamento que ela teve a oportunidade de observar em outras pessoas), também pode ser substituído por outras condutas.

A paz também se apreende.

O que é ser agressivo?

Qualquer ação com a finalidade de danificar algo ou alguém. Geralmente estes atos estão atrelados a sentimentos de insegurança, magoas e medos, e a criança pelo fato de não sabe lidar com isso manifesta atos agressivos. A agressividade pode ser:

Instrumental: dirigida apenas para alcançar uma recompensa, não visa causar dor ou sofrimento ao outro.

Hostil: tem como objetivo atacar e ferir o outro.

Verbal: ataque ao outro por meio de palavras

Física: envolvendo o ataque físico com ferimentos.

A agressividade não é nenhum traço de personalidade ou algo inato. Ela é influenciada pelo meio e antes de participar deste macro-social ( escola, igreja os grupos), ela em sua primeira instancia é influenciada pelo meio micro- social ( a família) e depois ainda sofrerá interferências pelos meios de comunicação. Os atos agressivos não surgem do nada, ele é construído na interação com o meio ambiente.

Assim atos agressivos podem ser aprendidos ou reforçados por observações de modelos agressivos. Portanto atos de paz também podem da mesma forma ser aprendidos, se para tanto as crianças tiverem modelos de paz a serem observados e copiados.

Ninguém pode exigir respeito se não aprender a respeitar seus semelhantes e seus limites, e só o fará se conhecer quais são eles.

E isso inclui compreender que nem sempre se pode fazer tudo o que se deseja na vida.

A agressividade inerente do ser, pode e deve se direcionada como força propulsora para ativar desejos de vencer as dificuldades de romper barreiras, de fazer amigos e de conquistar A Paz.

Música - A PAZ

Gilberto Gil e João Donato

A paz invadiu o meu coração
De repente me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais
A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
Um bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz
Eu pensei em mim Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição só à guerra faz
Nosso amor em paz
Eu vim vim parar na beira do cais
Aonde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos ais.....

QUE A PAZ INVADA TODO SEU CORAÇÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário