BEM VINDOS!!

SEJA BEM VINDO AO BLOG BRINCAR LETRANDO!!!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Para você professor começar bem o ano de 2011!!!!



 ESCOLA, NOVIDADE...
PARA QUEM?


QUANDO A CRIANÇA CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ A ESCOLA É TUDO MUITO ESTRANHO. O LOCAL AS PESSOAS OS SONS OS CHEIROS, MOVIMENTOS E TAMBÉM A  ROTINA.
O PAPEL DO EDUCADOR NESTE MOMENTO É FUNDAMENTAL PARA QUE A CRIANÇA VÁ SE ACOSTUMANDO COM O NOVO AMBIENTE.
É IMPORTANTE QUE O EDUCADOR VÁ COMPARTILHANDO COM OS PAIS AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA UNIDADE ESCOLAR.
OS PERTENCES DA CRIANÇA (CHUPETA, FRALDAS E BRINQUEDOS) NÃO DEVEM SER RETIRADOS, POIS ESSE ATO DE SEGURAR SEUS PERTENCES É UMA FORMA QUE A CRIANÇA ENCONTRA PARA SUA SEGURANÇA, POIS  LHE PERMITE  DESTA FORMA MANTER OS LAÇOS COM SEUS FAMILIARES, LUGARES E CHEIROS QUE LHE SÃO CONHECIDOS.
É PRECISO TER CUIDADO COM O TOM DE VOZ E MOVIMENTOS BRUSCOS QUE POSSAM ASSUSTAR A CRIANÇA. PROCURE CHAMA-LA PELO NOME, E NÃO A PEGUE A FORÇA, PROCURE PASSAR CONFIANÇA AOS PAIS QUE LHE ENTREGARAM A CRIANÇA DE MANEIRA MAIS AMIGÁVEL.
DISTRAÍ-LA COM OBJETOS E LUGARES AGRADÁVEIS SÃO AS MELHORES FORMAS DE RECEBÊ-LA. POR ISSO PROCURE CONHECER QUEM É ESSA NOVA CRIANÇA E ORGANIZE  O AMBIENTE DE FORMA AGRADÁVEL.
A ADAPTAÇÃO PODE SER RÁPIDA OU LEVAR SEMANAS, RESPEITE O TEMPO DA CRIANÇA.
AS ATIVIDADES NESTE MOMENTO DEVEM SER DE ACOLHIDA, CARINHO E RESPEITO. A ADAPTAÇÃO NÃO É SÓ DA CRIANÇA COM A ESCOLA E COM O EDUCADOR É TAMBÉM DO EDUCADOR PARA COM ESSA CRIANÇA E DOS PAIS PARA COM ESSA MOVIMENTAÇÃO DE MUDANÇAS. POR ISSO, MUITA CALMA.
NO BERÇÁRIO É FREQUENTE O APARECIMENTO DE CULPA, INSEGURANÇA, CIÚMES E ANSIEDADE POR PARTE DOS PAIS PELO SUPOSTO “ABANDONO” DO FILHO NA ESCOLA, POSSIBILITE QUE ELES CONHEÇAM A ROTINA E O AMBIENTE ESCOLAR E O NOME DOS PROFISSIONAIS QUE ATENDERAM AO SEU FILHO.
A CONFIANÇA SURGIRÁ QUANDO A CRIANÇA COMEÇAR A SE MOSTRAR SEGURA E TRANQUILA E ISSO PODERÁ LEVAR ALGUM TEMPO.

AFINAL  ESTAMOS TODOS EM ADAPTAÇÃO.
  BOM TRABALHO                            
                                                         

ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL